terça-feira, 8 de outubro de 2013




A Rádio Estácio Fib Bahia é um projeto elaborado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia,
Unidade Gilberto Gil, Rua Xingu, nº 179 - Jardim Atalaia/STIEP - CEP: 41770-130

Este é um projeto que visa desenvolver as habilidades e capacidades dos alunos da área de Comunicação Social, tendo suas atividades iniciadas no dia Nove de Abril de 2012, (segunda-feira), com a realização de um evento em homenagem ao dia do Jornalista.

A oitava edição do Clama Bahia impactou muitas vidas.


Ana Paula Valadão do Ministério Diante do Trono

No último sábado (5), milhares de pessoas “invadiram” o Parque de Exposições para participarem da oitava edição do Clama Bahia. O evento reuniu diversos nomes do meio gospel, dentre eles, o Ministério Diante do Trono, a cantora Fernanda Brum, Irmão Lázaro e Thalles Roberto. Além das atrações do palco principal o público pôde dançar bastante com o Trio Clama e a Tenda Eletrônica Dancing In The Ligth. Os portões foram abertos ás 17:30 mas muita gente chegou bem cedo para o evento.



Carla Almeida e Alda oliveira. Da esquerda para direita.
Carla Almeida Santos e Alda Oliveira Silva da Igreja Chamas do Avivamento no bairro de Itinga, chegaram ás três e meia da tarde no Parque de Exposições, tamanha era a expectativa pelo início do evento, o objetivo era ficar em frente ao palco para ver Thalles Roberto e Fernanda Brum.





Milena e Filipe na estrada do Parque de Exposições.
O casal Filipe Antonio Lima da Silva (16) e Milena Silva Lima (15), que congregam na Primeira Igreja Batista do Brasil (PIB) no Iguatemi. Nunca tinham vivido a experiência de participar do Clama Bahia. Segundo Milena, a ansiedade era muito grande pela abertura dos portões e o início das apresentações. Eles, que chegaram por volta das 16 horas, estavam dispostos a só irem embora após a última atração se apresentar.


Banda Àtrios do Rei no camarim do Trio Clama.
A Banda baiana Àtrios do Rei, comandou pela primeira vez o Trio Clama, e fez a maior festa, nos intervalos de cada apresentação do palco principal com suas músicas dançantes. Herval Sena, baterista da banda, ressaltou a importância de tocar no Clama Bahia e ainda afirmou que esse é um reconhecimento ao trabalhado de mais uma atração da terra. A banda que já está a 18 anos tocando axé gospel ou “afé gospel”, como ele mesmo classifica o ritmo desenvolvido por eles, reconhece que no início não foi fácil romper as barreiras do tradicionalismo, mas que hoje as pessoas já entendem que a forma de adorar adotada pelo grupo, além de glorificar a Deus é uma estratégia de evangelismo que tem levado aos jovens um apelo de salvação, libertação e mudança de vida.



Dj Adelson sendo entrevistado pelo repórter Tony Boy.
Dj Adelson foi a principal atração do palco da Tenda Eletrônica Dancing In The Ligth. Ele que é Pastor da Igreja Batista da Lagoinha e que nunca tinha se apresentado no Clama Bahia, declarou que mesmo já tendo viajado todo o Brasil e Europa fazendo shows, estava impressionado com a multidão de jovens adorando a Deus ao som da música eletrônica. O Dj Adelson realiza um projeto denominado “culto do gueto”. O projeto consiste em buscar os jovens das comunidades carentes e regiões com alto índice de criminalidade de Belo Horizonte para participar de um culto onde as “tribos” tem a oportunidade de apresentar grupos de Dança de Rua, Rip Rop e onde a palavra de Deus é pregada e muitas vidas são transformadas e muito jovens são libertos do vício das drogas.


Dj Adelson no palco da Tenda Eletrônica Dancing In The Light.



Lembram-se do casal Filipe e Milena, que estavam ansiosos pelo início do evento, pois, era a primeira vez que iriam participar do Clama Bahia? A nossa equipe encontrou com eles ás 5:10 da manhã, após a apresentação da Banda Som e Louvor que foi a última a tocar. Milena estava encantada com tudo o que viveu no parque de exposições, ela definiu dessa forma “foi perfeito, magnífico, estou aqui ainda em “estado de choque”, parece que as palavras foram todas para mim”. Filipe disse que o Clama para ele foi tremendo e que estava impactado com a unção recebida naquele lugar. Um momento que os dois afirmam que jamais irão esquecer foi quando o cantor baiano Lázaro pegou uma criança da plateia para cantar com ele, segundo o casal esse momento superou tudo o que eles viram ali.

Perguntada se valeu a pena participar do primeiro Clama Bahia dela, Milena respondeu: O primeiro de muitos que estão por vir”.
Filipe e Milena saindo do show do Clama Bahia ás 5 da manhã.




Direção: Tony Boy
Reportagens: Tony Boy e Cristina Sena
Fotos: Israel Brito

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O ESPORTE CLUBE VITÓRIA VENCEU, MAS OS ADVERSÁRIOS TAMBÉM FIZERAM BONITO.

Em dia marcado pelo equilíbrio entre as equipes o E. C. Vitória venceu apertado a 3° Etapa do Campeonato Baiano de Remo, disputado no último domingo, dia 01 de Setembro, na Enseada dos Tainheiros no bairro da Ribeira, ao vencer quatro das dez categorias disputadas, seguida pelo Clube de Natação  e Regatas São Salvador (aniversariante do dia) com três vitórias, o Sport Club Santa Cruz com duas vitórias e o Clube de Regatas Itapagipe que venceu uma das provas.

O segundo maior vencedor do dia foi também o mais homenageado.


Clube de Natação e Regatas São Salvador

História -
De uma dissidência entre associados do E. C. Vitória que foi fundado em 1899 foi que nasceu o Clube de Natação e Regatas São Salvador, em 01 de Setembro de 1902. O seu idealizador e fundador Torquato Corrêa trouxe duas canoas do rio de Janeiro e aos domingos no Porto dos Tainheiros se exercitavam os amadores e amantes do novo esporte, despertando grande interesse público.
Durante o período entre os anos de 1905 a 1907 o C. N. R. São Salvador era o grande bicho papão, vencendo a maioria das regatas.

Superação -
Após um período de crise onde o clube ficou sete anos fechado, com os seus antigos equipamentos sucateados e submerso em toda sorte de dívidas, o C. N. R. São Salvador deu a volta por cima e á 15 anos vem trabalhando na reestruturação da sua flotilha e se preparando para recuperar a hegemonia que hoje pertence ao E. C. vitória.

Nova Estrutura -
O C. N. R. São Salvador conta hoje com barcos e remos em fibra de carbono, dois Remo ergômetros importados e dois nacionais. Além de um material humano de altíssima qualidade no qual o grande destaque é a atleta internacional Marilene da Silva Barbosa que possui 04 títulos de campeã brasileira, mantém a hegemonia da Copa Norte, vencendo desde 1987, campeã na sua categoria do campeonato baiano desde a sua primeira participação, além de um título sul-americano e a disputa em um campeonato mundial de profissionais. 

Propostas de melhorias para o Remo na Bahia.

O Vereador Everaldo Augusto do PC do B / BA propôs o tombamento do Remo como patrimônio imaterial o que viabilizaria dentre outras coisas a preservação desse esporte e ainda traria um apoio financeiro para o desenvolvimento do Remo, das equipes que disputam essa modalidade esportiva na Bahia e ainda incentivaria o surgimento de novas equipes, o que tornaria os campeonatos ainda mais competitivos.
Em resposta imediata o Vereador e presidente da Câmara, Paulo Câmara, juntamente com o Vereador Armando Lessa que é Secretário Geral da Câmara se comprometeram a colocarem esse tema em discussão na próxima terça-feira, dia 03 de setembro, na reunião da mesa diretora da Câmara Municipal de Salvador.


A vitória da superação.

Clube de Regatas Itapagipe.

O Clube de regatas Itapagipe venceu apenas uma prova na competição que foi a 4+ Júnior Masculino. Barco composto pelos atletas Maurício Araújo, Rafael dos Santos, Paulo de Tassio, George Lucas e Jean Marcos. Porém, essa foi uma das conquistas mais comemoradas do dia por ter sido a representação da superação de uma equipe que se encontra passando por um momento difícil e que culminou na desapropriação da sua sede de treinamento.

Entenda essa história.

Segundo o atual Vice-presidente do clube, o Sr. Roberto Reis, os presidentes das gestões anteriores foram acumulando dívidas junto ao INSS, o que levou o clube a ser leiloado e consequentemente á perda da sua sede. Para que os atletas possam treinar a construtora que arrematou o imóvel disponibiliza um curto período matinal nas dependências da antiga sede, porém, sem a utilização de matérias de musculação, que estão desmontados, e período esse que não pode ser excedido.
É bom lembrar que a qualquer momento as obras da construtora pode ter início e o Clube de Regatas Itapagipe será proibido definitivamente de utilizar esse espaço, ficando assim sem ter onde treinar.

Uma esperança.

O Vereador Vado “Mal-assombrado” do DEM, morador do Largo do Papagaio no bairro da Ribeira e que foi eleito com 4.059 votos dos quais a grande maioria foi de eleitores residentes na cidade baixa. Afirmou em discurso que levará o caso ao prefeito ACM Neto para tentar o quanto antes resolver esta situação. 



Um balanço da competição.

Em entrevista exclusiva á equipe da Rádio Estácio Fib, Elney Pitangueira de Andrade que é Vice-presidente da Federação dos Clubes de Regatas da Bahia ressaltou o equilíbrio da competição, o que segundo ele representa o fortalecimento das equipes, capacitando-as a terem um melhor resultado nas competições nacionais.
 Elney também pontuou a importância da parceria da federação com os meios de comunicação para popularizar o Remo no nosso estado. Um dos destaques foi a transmissão ao vivo de toda a regata pela internet e ele ainda classificou como gratificante a presença da Rádio Estácio Fib cobrindo o evento.

............................................................................................................


“Eu passei por muitas coisas ruins e hoje eu tô aqui vencendo”

“O segredo é esse, sempre sorrir e saber dividir a derrota ou a vitória”
(Marilene da Silva Barbosa, a maior conquistadora de títulos do Remo baiano


A equipe da Rádio Estácio Fib parabeniza o Clube de Natação e Regatas São Salvador pelo aniversário de 111 anos de história. 


Reportagem: Tony Boy
Fotos: Cristina Sena

sábado, 31 de agosto de 2013

Identifique-se!


A partir da próxima segunda-feira, dia 02 de setembro, os alunos do Centro Universitário Estácio Fib, campus Gilberto Gil, no Stiep deverão ter nos seus automóveis o selo de identificação 2013.2 para terem acesso aos estacionamentos da faculdade.


Segundo o Sr José Carlos que é supervisor de agentes de portaria e que presta serviço a 11 anos no Centro Universitário Estácio Fib, cerca de cinco mil panfletos foram disponibilizados pelos garagistas aos alunos onde informava o local para se adquirir os selos de acesso e a data do inicio da obrigatoriedade do uso dos selos.



A princípio esse sistema será utilizado apenas nos automóveis, mas já existe um projeto para a utilização dos selos também em motos.


Selo usado no semestre passado.

   O aluno que não possuir o selo de acesso,        no seu veículo ou tiver o selo 2013.1      (disponibilizado no semestre passado), será  orientado a dirigir-se ao G4 para adquirir o  novo selo 2013.2
Os alunos terão aproximadamente 10 dias  para regularizarem a sua situação.


Selo exigido a partir do
dia 02 de setembro.

O cadastro dos automóveis além de controlar o acesso dos alunos á instituição, também serve para mapear, identificar e localizar imediatamente os veículos e seus proprietários em caso de situações adversas.




O aluno do curso de direito, José Roberto Pereira dos Santos de 58 anos e que é micro empresário no ramo de manutenção de veículos, levantou a suspeita de que estranhos estejam utilizando indevidamente as garagens da universidade com seus automóveis, o que foi confirmado pelo Sr. José Carlos, que acredita que com o controle de acesso de veículos, mais vagas estejam disponíveis para os alunos. O aluno José Roberto que possui o selo 2013.1 afirma não ter sido informado acerca da necessidade da renovação do selo de acesso, entende que houve falha na comunicação dos organizadores e que em sua opinião deveria haver prepostos da universidade dando informação nas salas de aula.
Já o aluno Edvan Medeiros que está no 5° semestre do curso de direito que possui o selo 2013.1 e no momento em que foi entrevistado pela nossa equipe estava indo realizar a troca pelo selo 2013.2, afirma ter sido informado através de um panfleto colocado no para-brisa do seu carro. 

Como adquirir o selo de identificação?

Para os alunos que possuem o selo 2013.1 realizarem a troca é necessário dirigirem-se á ao prédio da biblioteca, na sala onde está sendo disponibilizado o material didático munido do documento do veículo (original ou cópia) e a matricula acadêmica. Para os alunos que ainda não tem o selo, além de apresentarem os referidos documentos deverão preencher o termo de entrega.
Termo de entrega



Reportagens: Tony Boy
Fotos: Tony Boy

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

MARCHA PARA JESUS 2013 EM SALVADOR


Tony Boy e Cristina Sena

A Marcha para Jesus 2013 ocorreu na tarde de sábado (21). Com o tema "Novo Tempo" o evento levou para o trajeto Ondina - Farol da Barra, um milhão de pessoas, de acordo com o jornal A TARDE.


Um milhão de pessoas cantaram e dançaram ao som de músicas evangélicas (Foto - Tony Boy)



Foto - Tony Boy)


A marcha contou com a presença do Apóstolo Estevam Hernandes e da Bispa Sônia Hernandes da Igreja Apostólica Renascer em Cristo. Durante o trajeto de cinco quilômetros, seis trios elétricos alegraram a multidão com músicas e palavras de incentivo. Em alguns trios, as pessoas faziam círculos de oração.

Por volta das 18h começou a concentração no Farol da Barra. Daí começou os shows de cantores de diferentes ritmos da música gospel. Começou com o rock dos Inesquecíveis, seguiu com o axé de Pierre Onassis, o hip hop da Banda Ao Cubo, o pagode da Banda DOPA, o reggae de Nengo Vieira e encerrou ao som de Kléber Lucas.

Concentração Farol da Barra (Foto: Tony Boy)

 Pierre Onassis (Foto: Tony Boy)

Banda Ao Cubo (Foto: Tony Boy)
Kléber Lucas (Foto: Tony Boy)

Produção da Banda Ao Cubo (Foto: Tony Boy)


Reportagem: Cristina Sena

quinta-feira, 25 de julho de 2013

O NOVO VISUAL DA ESTÁCIO FIB




Nos dias primeiro e doze de agosto, retornarão ás aulas os alunos veteranos e os novos alunos respectivamente. Ao chegarem ao Centro Universitário Estácio Fib, campus Gilberto Gil no bairro do Stiep, irão encontrar a instituição com a sua fachada totalmente reformulada.




As cores, marrom e bege com faixas brancas, já desgastadas pelo tempo, deram lugar a uma dupla tonalidade da cor azul, permanecendo as faixas brancas, porém com um novo leyaut em verde e amarelo. 


Em conversa com o supervisor de infraestrutura da Estácio, Everton Vieira de Melo, que assumiu o referido cargo á apenas três meses, fomos informados que a reforma da fachada foi baseada no padrão de cores, design e leyaut dos formatos que já existem nas instituições espalhadas pelo país.


Na entrada um informe orienta o aluno como chegar ao seu destino

Além da fachada, foi feito a pintura de todas as salas, exceto do quarto andar que irá passar por reformas. Os corredores do G2 e G3 também ganharam as cores no padrão nacional da Estácio.

As mudanças não param por aí, foram compradas 600 cadeiras e 27 mesas. Everton vieira nos revelou que no semestre passado um grande número de cadeiras foram danificadas em função da sua má utilização.

Segurança

Existe um projeto em andamento que visa restringir o acesso á faculdade apenas aos alunos, funcionários e professores.
O acesso de automével aos pisos G1, G2, G3. G4 só será possível por meio de um cartão eletrônico
Na entrada principal haverá o uso das catracas eletrônicas.


Centro de informações


Importante!

Os alunos que adquiriram os selos 2013.1 no semestre passado continuarão tendo acesso á faculdade por meio desse selo, no entanto, por enquanto não será disponibilizado o selo 2013.2. Ficando assim livre o acesso de quem não os possui.

Economia 


A realidade é que segundo a ONU, metade da população do planeta sofre com falta de água. E nem mesmo o Brasil está fora de perigo. Por isso, mais que nunca, economizar é fundamental.
Enquanto alguns países da África de do Oriente Médio sofrem com crônicos problemas de escassez de água, o Brasil que tem a maior reserva de água doce do planeta,  está literalmente jogando este trunfo fora. Em vez de utilizar os seus fartos recursos hídricos para o desenvolvimento, o país vive errando, seja pelo crescimento desordenado das suas cidades, pela poluição dos rios ou desperdício (o Brasil é o país que mais desperdiça água no planeta).
O desperdício residencial é o campeão. As maiores vilãs domésticas são as válvulas convencionais de descarga. Elas usam 40% de toda a água da casa. Cada segundo que a pessoa permanece com o dedo na descarga são dois litros de água desperdiçado.

Fonte: Caeté News - Planeta água -

Válvula de descarga hidra
E foi pensando em economia da água que a Estácio colocou em todas as descargas uma "válvula de descarga hidra" que tem a função de reduzir o consumo de água. A cada vez que a descarga é acionada são despejados 15 litros de água que escoam tanto líquidos, quanto sólidos contidos no vaso sanitário. Com a "válvula de descarga hidra" apenas cinco litros de água são o suficiente para cumprir com a mesma eficiência essa função. Isso segundo testes científicos feitos por especialistas da instituição.

Redutor de vasão para torneiras
Também foram instalados nas torneiras das pias de cada banheiro, um "redutor de vasão para torneiras". Com esta ação a previsão é que haja uma economia de água de cerca de 30% a cada mês.


É importante lembrar que para que esse objetivo seja alcançado é necessários que os usuários desses equipamentos os utilize de forma adequada. Everton Vieira orienta que a descarga seja acionada apenas uma vez a cada uso.


As divisórias dos banheiros passaram por uma restauração total que incluíram desde a limpeza, pintura e até a troca de algumas delas.


Um alerta importante é que os alunos evitem rabiscar ou desenhar nas divisórias.



O próximo passo é otimizar o setor de atendimento aos alunos da instituição