segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O ESPORTE CLUBE VITÓRIA VENCEU, MAS OS ADVERSÁRIOS TAMBÉM FIZERAM BONITO.

Em dia marcado pelo equilíbrio entre as equipes o E. C. Vitória venceu apertado a 3° Etapa do Campeonato Baiano de Remo, disputado no último domingo, dia 01 de Setembro, na Enseada dos Tainheiros no bairro da Ribeira, ao vencer quatro das dez categorias disputadas, seguida pelo Clube de Natação  e Regatas São Salvador (aniversariante do dia) com três vitórias, o Sport Club Santa Cruz com duas vitórias e o Clube de Regatas Itapagipe que venceu uma das provas.

O segundo maior vencedor do dia foi também o mais homenageado.


Clube de Natação e Regatas São Salvador

História -
De uma dissidência entre associados do E. C. Vitória que foi fundado em 1899 foi que nasceu o Clube de Natação e Regatas São Salvador, em 01 de Setembro de 1902. O seu idealizador e fundador Torquato Corrêa trouxe duas canoas do rio de Janeiro e aos domingos no Porto dos Tainheiros se exercitavam os amadores e amantes do novo esporte, despertando grande interesse público.
Durante o período entre os anos de 1905 a 1907 o C. N. R. São Salvador era o grande bicho papão, vencendo a maioria das regatas.

Superação -
Após um período de crise onde o clube ficou sete anos fechado, com os seus antigos equipamentos sucateados e submerso em toda sorte de dívidas, o C. N. R. São Salvador deu a volta por cima e á 15 anos vem trabalhando na reestruturação da sua flotilha e se preparando para recuperar a hegemonia que hoje pertence ao E. C. vitória.

Nova Estrutura -
O C. N. R. São Salvador conta hoje com barcos e remos em fibra de carbono, dois Remo ergômetros importados e dois nacionais. Além de um material humano de altíssima qualidade no qual o grande destaque é a atleta internacional Marilene da Silva Barbosa que possui 04 títulos de campeã brasileira, mantém a hegemonia da Copa Norte, vencendo desde 1987, campeã na sua categoria do campeonato baiano desde a sua primeira participação, além de um título sul-americano e a disputa em um campeonato mundial de profissionais. 

Propostas de melhorias para o Remo na Bahia.

O Vereador Everaldo Augusto do PC do B / BA propôs o tombamento do Remo como patrimônio imaterial o que viabilizaria dentre outras coisas a preservação desse esporte e ainda traria um apoio financeiro para o desenvolvimento do Remo, das equipes que disputam essa modalidade esportiva na Bahia e ainda incentivaria o surgimento de novas equipes, o que tornaria os campeonatos ainda mais competitivos.
Em resposta imediata o Vereador e presidente da Câmara, Paulo Câmara, juntamente com o Vereador Armando Lessa que é Secretário Geral da Câmara se comprometeram a colocarem esse tema em discussão na próxima terça-feira, dia 03 de setembro, na reunião da mesa diretora da Câmara Municipal de Salvador.


A vitória da superação.

Clube de Regatas Itapagipe.

O Clube de regatas Itapagipe venceu apenas uma prova na competição que foi a 4+ Júnior Masculino. Barco composto pelos atletas Maurício Araújo, Rafael dos Santos, Paulo de Tassio, George Lucas e Jean Marcos. Porém, essa foi uma das conquistas mais comemoradas do dia por ter sido a representação da superação de uma equipe que se encontra passando por um momento difícil e que culminou na desapropriação da sua sede de treinamento.

Entenda essa história.

Segundo o atual Vice-presidente do clube, o Sr. Roberto Reis, os presidentes das gestões anteriores foram acumulando dívidas junto ao INSS, o que levou o clube a ser leiloado e consequentemente á perda da sua sede. Para que os atletas possam treinar a construtora que arrematou o imóvel disponibiliza um curto período matinal nas dependências da antiga sede, porém, sem a utilização de matérias de musculação, que estão desmontados, e período esse que não pode ser excedido.
É bom lembrar que a qualquer momento as obras da construtora pode ter início e o Clube de Regatas Itapagipe será proibido definitivamente de utilizar esse espaço, ficando assim sem ter onde treinar.

Uma esperança.

O Vereador Vado “Mal-assombrado” do DEM, morador do Largo do Papagaio no bairro da Ribeira e que foi eleito com 4.059 votos dos quais a grande maioria foi de eleitores residentes na cidade baixa. Afirmou em discurso que levará o caso ao prefeito ACM Neto para tentar o quanto antes resolver esta situação. 



Um balanço da competição.

Em entrevista exclusiva á equipe da Rádio Estácio Fib, Elney Pitangueira de Andrade que é Vice-presidente da Federação dos Clubes de Regatas da Bahia ressaltou o equilíbrio da competição, o que segundo ele representa o fortalecimento das equipes, capacitando-as a terem um melhor resultado nas competições nacionais.
 Elney também pontuou a importância da parceria da federação com os meios de comunicação para popularizar o Remo no nosso estado. Um dos destaques foi a transmissão ao vivo de toda a regata pela internet e ele ainda classificou como gratificante a presença da Rádio Estácio Fib cobrindo o evento.

............................................................................................................


“Eu passei por muitas coisas ruins e hoje eu tô aqui vencendo”

“O segredo é esse, sempre sorrir e saber dividir a derrota ou a vitória”
(Marilene da Silva Barbosa, a maior conquistadora de títulos do Remo baiano


A equipe da Rádio Estácio Fib parabeniza o Clube de Natação e Regatas São Salvador pelo aniversário de 111 anos de história. 


Reportagem: Tony Boy
Fotos: Cristina Sena